Começando com a compra do CD Elo de Maria Rita, uma pérola da nossa MPB. Primeira vez que escutei essa música, A História de Lily Braun, pensei: única! O acompanhamento, a voz, a entonação,o início,o meio e o fim, tudo me chamava a atenção nessa música... Tipo de canção pra se ouvir no som do carro e cantar bem alto, seja em alta velocidade, seja pra se distrair num engarrafamento daqueles depois de um dia inteiro de trabalho. :)
Em outra ocasião, dentro de um supermercado, escutei uma letra familiar... Maria Gadú (ainda não tenho um CD dela, mas juro que vou comprar esse...), cantando uma música conhecida: "como num cinema, me mandava às vezes uma rosa e um poema, foco de luuuuuuzzz...". Ela também gravou "A história de Lily Braun"! O CD era o Multishow Ao Vivo, que já foi uma releitura do primeiro CD dela com essa música.
E finalmente, hoje, ao procurar o vídeo das duas cantoras no Youtube, que posto modestamente nesse espaço, mais uma enorme e grata surpresa - autoria da música: Chico Buarque e Edu Lobo!!!! Qual o ano? 1982! Mesmo ano da música Beatriz, que relatei aqui, para falar da minha mais nova inspiração feminina, da minha filha.
Fui atrás da história da composição dessa música, e encontrei o seguinte parágrafo no livro Histórias e Canções de Chico Buarque: "No DVD Bastidores, Edu Lobo conta que toda a história de Lily Braun foi criada por Chico, já que no poema de Jorge Lima ela é citada em apenas dois versos, sem nenhuma indicação adicional".
Jorge Lima, lembram dele? Autor do poema que também inspirou a música Beatriz, do mestre Chico. Inspirações que nos "contaminam" até hoje!
Duas cantoras de peso, duas interpretações divinas, dois presentes pra gente!
É isso.
Boa semana, bom mês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário