quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Beatriz de Dante Alighieri que inspirou Chico Buarque

Todos sabem da minha predileção por Jorge Vercillo, e de como eu me encantei pela música Beatriz, que ele canta divinamente. O que eu descobri há pouco mais de 5 anos é que essa música é de autoria de Chico Buarque e Edu Lobo, e foi composta em 1982! Doce, pura e bela descoberta. Inspirou-me ainda mais para desejar ter a minha Beatriz.
E assim aconteceu. Em 2009 eu carregava em meu ventre aquela menina, a que “faz os outros felizes”, como diz o significado do seu nome.
E o que Beatriz tem a ver com Dante Alighieri? Quem já escutou a música, deve lembrar do trecho:

Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz

Pois bem, uma coisa puxa a outra: Chico, ao compor a música, se inspirou no poema de Jorge Lima, onde a personagem chamava-se Agnes e era equilibrista, mas chegou a um ponto que a letra não saía com esse nome, Agnes. Então, passado alguns dias, surgiu o nome “Beatriz”, que era a musa inspiradora de Dante Alighieri. E Chico faz alusão a isso quando cita na letra "comédia" e "divina", mencionando outra obra de Dante, A Divina Comédia.
Dizem que Dante viu Beatriz uma única vez, e nunca falou com ela, nutrindo uma paixão que iria inspirar seus poemas e deixado sua marca na cultura italiana, com a obra Vida Nova.

Estátua de Dante Alighieri na Galleria degli Uffizi, Florença.

Abaixo o soneto de Dante, cultuando Beatriz:

SONETO DA VIDA NOVA
Tão discreta e gentil que me afigura
ao saudar, quando passa, a minha amada,
que a língua não consegue dizer nada
e a fitá-la, o olhar não se aventura.

Ela se vai sentindo-se louvada
envolta de modéstia nobre e pura.
Parece que do céu essa criatura
para atestar milagre foi baixada.

Ao que a contempla infunde tal prazer,
pelos olhos transmite tal doçura,
que só quem prova pode compreender.

E assim, parece, o seu semblante inspira
um delicado espírito de amor
que vai dizendo ao coração suspira
  
(tradução de Henriqueta Lisboa)

E quanto à minha Beatriz, será que ela vai despertar toda essa inspiração? Não sei, mas que ela tem um pouco de equilibrista, como a tal Agnes, isso tem! Desde que nasceu já veio para equilibrar nossas vidas, dar alegria aos nossos dias, “trelar” bastante quando descobre coisas novas a cada momento, e  até se equilibrar para pular o cercado com 1 ano e 3 meses... É isso. Beatriz, Bia,  Bibia, Biguda (como diz Rodrigo), você é a nossa moça, a nossa estrela, seus olhos transmitem tal doçura, e sua vida nova trouxe amor, esperança, alegria, muita diversão e inspiração para os nossos dias! Amamos você!




9 comentários:

  1. Tá lindo! E nossos filhos são nossa riqueza.
    Parabéns pela bela postagem; pelas belas palavras dignas de um "poema divino".
    Deus nos concedeu estas duas dádivas para nos colocar à prova em nossas vidas. Ele nos concedeu uma tarefa muito difícil, porém muito compensadora: a arte de educar. Ensiná-los o quão é importante passar sempre caráter e sensatez, compreensão e carinho.
    Que Deus continue nos abençoando e nos guiando pela louvável tarefa de ser pais, educadores, companheiros... Que nosso criador fortaleça os alicerces de nossas vidas, proporcionando a toda a nossa família muita felicidade, união e muito amor.

    Beijo no coração e parabéns, mais uma vez, pelo blog. Te amo.

    Seu marido, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  2. Já se vê que Beatriz já é super charmosa

    ResponderExcluir
  3. FIquei emocionada, Michelli...
    Ah, essa minha sobrinha e afilhada Bia... E esse nome "afilhada" é muito mais importante do que a gente hj em dia percebe... Ela é como uma filha que não nasceu de mim, mas que eu tenho todo amor e responsabilidade como uma mãe! Afinal, quem a viu primeiro q todo mundo na hora em que ela nasceu???? Rsrs...
    Amo vc, Bia linda de tiaaaa!!! Você e seu irmão são os pequeninos mais importantes da minha vida!!
    Michelli, mostra sempre minha foto pra ela, tá!!Beijos... Tia Girllem.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários!
    Nossa Bia é muito charmosa mesmo!

    ResponderExcluir
  5. ownnn bem bonita e interessante história!! *-* ... E uma Beatriz adorou saber de onde veio a música que muito a encanta e a 'representa'. :D
    ^^

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela homenagem, Michelli!
    Não tenho dúvidas de que a sua Beatriz já desperta grandes paixões tal e qual a Beatriz de Dante. E foi um amor tão imenso que transcendeu a própria vida, primando-nos com uma obra literária de tal magnitude: a Divina Comédia.

    Antônio

    ResponderExcluir
  7. nao sei se ja sabe mas ficarei muito triste se acaso nao sabe e mudar de opniao ao saber que Beatriz de dante quando ele a viu so tinha 8 anos de idade.Amo Chico Buarque e conheci a musica a pouco tempo, e realmente muito linda. Sua beatriz e muito fofa e com tanta graça nao me admira que mais tarde inspire poemas ou ate obras como a divina comedia.

    ResponderExcluir
  8. Não tinha conhecimento da relação feita por Chico ao compor Beatriz, com a de Dante Alighieri, realmente muito interessante, isso abrilhanta ainda mais o trabalho do Chico, este sim deveria ser considerado o rei da música brasileira. De uma sensibilidade enorme.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua escrita sobre essa música e pela homenagem dando o nome a sua filhinha! Sabia que a música havia sido composta pelo Chico, mas nunca tinha ouvido pelo Jorge. Eu gosto muito da versão cantada pela Monica Salmaso! Acho que ela traz beleza e delicadeza a interpretação! Minha preferida!

    Chico Buarque é genial! Um compositor ímpar de sensibilidade infinita!

    Grande abraço! :)

    http://www.youtube.com/watch?v=MR52vKdBlas

    ResponderExcluir